top of page

Intercâmbio: praticando o desapego...

Me preparando para ficar ausente durante 6 meses, então penso que quando você escolhe fazer um intercâmbio, já sabe que muita coisa vai mudar em sua vida e precisa entender que isso significa muito além do seu novo endereço. Uma das primeiras coisas que eu penso sobre o assunto é: desapegue!

Não dá para pensar em intercâmbio e manter a mesma vida. Lembre-se que você não só estará longe, mas vivendo outras experiências e com um futuro que pertence ao destino!

Mesmo aos que planejam todos os detalhes eu digo mais uma vez: desapegue! Você quer voltar depois de seis meses, ou logo que completar um ano, mas não esqueça que tudo pode mudar e você precisa ser maleável… Viva esta experiência sem correntes! O mais importante do Brasil, sua família e seus amigos, estarão no mesmo lugar, sempre torcendo por você.

Portanto, sugiro que antes de ir esteja atento para não deixar pendências no Brasil, para que elas não atrapalhem sua estadia lá.

Se ainda está na universidade e optou por vir antes de concluí-la, verifique como proceder enquanto estiver longe e por quanto tempo a Instituição permite trancar o curso sem prejuízos; Se ainda tem contas a pagar, programe-as, veja quem pode ajudá-lo com isso; Faça procurações em nome de pessoas de sua confiança para situações de emergência.

Tem carro? Venda! Carro parado é sinônimo de prejuízo financeiro.

Converse com seu gerente do banco, leve um cartão de crédito internacional para emergências (mas só use em emergências mesmo).

Cancele contas como as de celular e internet. Negocie com a operadora a melhor e mais barata forma de manter seu número ativo, caso precise.

E principalmente, desapegue da sua vida no Brasil porque saudade todo mundo sente, mas você estará lá para viver uma nova cultura, com pessoas diferentes e toda esta experiência deve ser aproveitada ao máximo porque lá tudo passa muito rápido!


bottom of page