top of page

Rituais durante o caminho de santiago

Os peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago praticam rituais pessoais e coletivos há anos com a esperança de que o ato ajude de alguma forma, seja com suas resoluções ou para receber bênçãos do Apóstolo Tiago Maior.

Aqui vai uma lista dos principais rituais do Caminho:

1. Empilhe uma pedrinha ao longo do Caminho

Algumas das pilhas de pedras que encontramos no caminho a Torres del Rio. Na verdade, essa tradição nasceu com o objetivo de alertar futuros peregrinos de que aquele era o caminho certo. Hoje em dia, o ritual é completamente diferente, com a pedra sendo sinônimo de arrependimento ou sofrimento espiritual. Ao empilhá-la e deixá-la para trás, você estará fazendo o mesmo com as suas dores.

2. Beba vinho da Fonte de Irache

Ao deixar a charmosa Estella, depois de mais ou menos uma hora de caminhada, você vai ter o prazer de encontrar a fonte que oferece vinho e água de graça a peregrinos. Se você quer chegar em Santiago “cheio de força e vitalidade, beba este grande vinho e faça um brinde a felicidade”, é o que diz o letreiro das Bodegas Irache.

3. Jogue uma pedra na Cruz de Fierro

Se você tem um mau hábito que gostaria de parar ou se tem uma grande mágoa que não quer mais manter, traga consigo uma pedra e, de costas para a Cruz de Fierro, olhando para onde você deve recomeçar a caminhada, jogue a pedra para trás, sem olhar. E voilá: você está livre!

4. Toque a pilastra onde está a estátua do Apóstolo Tiago

Ao entrar na Catedral de Santiago de Compostela, toque o pilar central e lembre da razão que te fez percorrer o Caminho. Este pilar representa a Glória (daí o nome Pórtico da Glória). Alerta: Pegue um lencinho antes de tocar a pilastra. Você pode começar a chorar a qualquer momento (e não há problema algum nisso)!

5. Bata a sua cabeça na do mestre Mateo

O mestre Mateo foi o gênio criador da escultura do Pórtico da Glória. Diz a lenda que aqueles que batem a cabeça três vezes na cabeça esculpida do arquiteto recebe um pouco da sua sabedoria.

6. Abrace a estátua de Santo Tiago e visite seu santuário

Ao entrar na Catedral, pegue a fila para abraçar o apóstolo Tiago Maior que fica exatamente atrás do altar. Em seguida, visite a cripta onde está o relicário com os ossos do santo e ajoelhe-se diante dele.

A tumba é a razão da existência do Caminho de Santiago, então dá para entender a importância deste ritual.

7. Vá à missa do peregrino e veja o botafumeiro

O gigante e reluzente Botafumerio sendo preparado para levantar vôo – que chega a mais de 20 metros – durante a Missa do Peregrino.

A missa é celebrada todos os dias do ano, salvo algumas exceçōes. Os peregrinos que chegaram no dia anterior terão seus países de origem anunciados durante a celebração. Se você tiver sorte, pode ter a chance de ver o Botafumeiro, um turíbulo gigante que é balançado por 8 homens vestidos em túnicas de veludo vermelho.

8. Queime ou deixe algo no Cabo Finisterra

Se decidir andar de Santiago de Compostela ao Cabo de Finisterra (mais ou menos 90 quilômetros), você estará atingindo o antigo “fim do mundo”. É uma tradição peregrina molhar os pés no oceano, queimar ou deixar algo que você carregou consigo o tempo todo durante a peregrinação, uma forma de celebrar o início de uma nova vida.

E você conhece algum outro ritual praticado no Caminho de Santiago, ou criou o seu rito pessoal?


bottom of page