top of page

Motivos para viajar o mundo sem medo

Estamos vivendo em um mundo onde a tecnologia tomou conta de nossas vidas e a informação chega muito mais rápido do que fofoca em escola. E com isso vivemos com as dúvidas das escolhas que estamos tomando em nossas vidas. Será que escolhi o trabalho certo? Vou ser feliz trabalhando no mínimo oito horas por dia? Será que é perigoso viajar sozinho? Viajar o mundo deve ser coisa de gente rica, não é?

Porque rodar o mundo pode ser muito mais divertido e importante do que você imagina:

1- CONHEÇA VOCÊ MESMO

Você vai passar muito mais tempo sozinho durante esse periodo e vai poder aprender muito sobre você, suas atitudes e sentimentos. Cada dia na estrada pode ser crucial para o seu auto- conhecimento, já que mesmo viajando temos dias de altos e baixos. E por mais que tenhamos a tecnologia para estar perto de quem amamos, você terá que se controlar e superar as dificuldades que isso pode te trazer sozinho.

2- SEJA LIVRE

Viajar pelo mundo pode seu uma fase de liberdade, de descobrimento, de coragem e aventura. Mas isso tem ainda mais graça pois você poderá decidir para onde quer ir e quando é o melhor dia ou horário, você pode desvendar uma cidade até tarde da noite e acordar tarde no outro dia (mas não pense que não terá que acordar cedo em muitos outros dias, mesmo que tenha ido dormir super tarde. Pois o único ônibus para o próximo destino sai as 5 da manhã e você não quer perder tempo, não é mesmo?).

3- EXPERIENCIE O NOVO

Viajar é o novo sonho de consumo da grande parte da população mundial hoje, é claro, a cada passo dado em uma viagem é um novo aprendizado. Desde uma nova palavra em uma outra língua, estilos de comportamentos e culturas, o aprendizado vai te seguir e isso vale mais do que muito livro. Com certeza após alguns dias ou meses viajando você não se sentirá mais o mesmo.

4- ENFRENTE MOMENTOS DIFÍCEIS

Não pense que durante a viagem serão apenas mil maravilhas, como em qualquer aventura momentos difíceis poderão acontecer e você terá que estar pronto para poder resolver. Isso fará com que você tenha mais confiança nas suas escolhas ou lhe ensinará como fazer as escolhas certezas na prática. Calma, não precisa ficar desesperado e muito menos desistir de viajar, estou apenas contando a realidade do que pode acontecer. E tenho certeza que você vai aprender ou saberá lidar muito bem com essas situações, pois pessoas que decidem viajar o mundo já tem muita coragem na mala.

5- VOCÊ NÃO VAI GASTAR TANTO QUANTO PENSA

Viajar o mundo não é coisa de pessoas ricas e filhinhos de papai, é possível viajar com a grana apertada e mesmo assim aproveitar. Quem está na estrada não precisa estar em hotéis de luxo, porque desvendar o lugar é muito mais importante. As refeições podem ser alternadas por lanches e assim vai. Existem em alguns países que o viajante pode trabalhar em um hostel por alguns dias e em troca receber hospedagem e isso gera muita economia.

6- VIAJAR SOZINHO É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE PARECE

Esse pode ser o ponto mais difícil para as pessoas que ainda não fizeram, mas sabe que essa pode ser também a melhor escolha que já fez na sua vida. Quando decidimos embarcar sozinhos para uma nova aventura, podemos ter a autoridade de fazer o que, quando e como quiser. Cada segundo da sua viagem será voltado para você e suas escolhas. Isso não quer dizer que se sentirá solitário, pois você fará amigos, que assim como você também estão na estrada se aventurando.

7- NÃO SE PREOCUPE EM INICIAR UMA FRASE EM UMA LÍNGUA E TERMINAR EM OUTRA

ISSO É COMPLETAMENTE NORMAL, começar a frase em inglês, passar para o portunhol (uma mistura de português com espanhol) e terminar em português ou até mesmo mímica. Mesmo que você não fale muitas outras línguas é comum tentar se aventurar na língua local do país após alguns dias de viagem, não conseguir terminar a frase e finalizar com inglês ou mímica. Não se desespere e não tenha medo de tentar, pois na grande maioria das vezes as pessoas estão dispostas a ajudar estrangeiros. É comum você viajar por países que falam línguas diferentes, quando parte para um outro destino a cabeça dá um nó e não saber mais qual língua deve ser usada.

8- FAÇA AMIGOS DO MUNDO TODO

Na estrada você certamente conhecerá pessoas na mesma situação que você e muitas delas poderão se tornar verdadeiros amigos. A cada destino novas pessoas farão parte da sua vida e sua lista de amigos no Facebook só irá aumentar cada dia mais, mas é claro que o importante não é o número de amigos novos, mas sim os bons amigos que a estrada te trará.


bottom of page